Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social
Com a Economia do Turismo em alta, o Verão abre espaço para quem trabalha ou quer trabalhar nos empreendimentos ,investimentos e negócios envolvendo fluxos de visitantes interessados nas praias, entretenimento, esportes e lazer ao ar livre. São infinitas possibilidades no Brasil e no resto do mundo. Para os Planejadores e Gestores do fenômeno turístico é indispensável reconhecer que a sazonalidade e inconstância da demanda são variáveis incontroláveis, exigindo diagnósticos e prognósticos profissionais. Em alguns casos, determinadas ações são óbvias: sem clientes, interrompe-se a oferta de serviços. É simples, assim: eventos suspensos; hotéis e restaurantes fechados, entre outros equipamentos e serviços. Em outros casos, são criadas novas estratégias utilizando-se as ferramentas do Marketing das Cidades ( City Marketing), incluindo o Calendário dos Dias Azuis; desenvolvimento de novos eventos; Comunicação Integrada e as indispensáveis parcerias públicas e privadas. Naturalmente, os Destinos Turísticos, transportadores, meios de hospedagens, restauranteiros, organizadores de eventos, entre outros equipamentos e serviços das organizações econômicas com ou sem fins lucrativos, conseguem melhores resultados. Durante cada Verão, podem existir ameaças e oportunidades desafiadoras para os Planejadores e Gestores do núcleo receptor de visitantes, com impactos diretos nos residentes que nem sempre viajam durante o período. Observa-se que durante o Verão são ofertadas programações locais para os residentes e que também podem atrair visitantes. É óbvio que são resultantes do Planejamento e da parceria pública e privada, com profissionalismo e investimentos, visando bom atendimento e bons resultados econômicos e financeiros. Convém salientar que as empresas estão adotando abordagens integradas com a presença física (ser humano) e o digital (phygital), oferecendo experiências sensoriais diferenciadas. Convém salientar que no fenômeno turístico, são pessoas que atendem pessoas. Os avanços tecnológicos contribuem para o momento da interação humana entre visitante e residente. Diagnósticos específicos sobre ofertas e demandas são indispensáveis. Os hábitos e perfis dos clientes atuais e dos prováveis novos clientes contribuem nas decisões. Alguns exemplos podem ser destacados: a disponibilidade de sinal de internet (Wi-Fi) nas praias; os sucessos das visitas aos hotéis com águas termais; programações especiais nos Museus ou a Magia do Natal Luz, com 38 anos, pioneirismo em Gramado durante o Verão, entre outras comemorações em diversos Municípios do Rio Grande do Sul. Todas inovações exigem atenções e investimentos em pessoas, equipamentos e serviços profissionais. São alguns exemplos de competências e profissionalismos, sempre com apoios dos diversos canais de comunicação e apoio à comercialização. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso. |