Abdon Barretto Filho

   O City Marketing e as Indicações Geográficas

          Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

Ao participar do Connection Terrois do Brasil, realizado entre 28 a 31 de agosto, em Gramado -RS, constatou-se o impacto de uma série de produtos com certificação de origem que podem contribuir na atratividade e no desenvolvimento sustentável de uma cidade. A competente e profissional organização da Rossi & Zorzanello e correalização do Sebrae, possibilitaram a exposição de 51 dos 118 produtores  certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Brasil. Houve uma expansão significativa em relação ao ano de 2023 que apresentou 27 produtores certificados. Das 51 marcas vinculadas às Indicações Geográficas (IGs) garantidas pelo INPI, 36 com selo de indicação de Procedência (IP), 11 com denominação de origem ( DO) e três com ambos selos. No Marketing de Cidades ( City Marketing), quando o planejador/ gestor do Destino Turístico identifica, estrutura e delimita a oferta; promove; apoia a comercialização e avalia os fluxos de visitantes, os produtos originais, únicos e sustentáveis criam diferenciais capazes de atraírem visitantes nacionais e internacionais. Na realidade, é a utilização de cada Indicação Geográfica como foco e singularidade capazes de criarem mensagens consistentes, ampliando a comunicação integrada, indispensável no City Marketing: conhecer, atrair e visitar a cidade na busca de  experiências inesquecíveis. São ações nos mercados emissores que exigem profissionais capazes de identificarem a transversalidade do fenômeno turístico. Os produtos que foram expostos destacaram produções em diversas regiões do Brasil, com qualidade internacional, com histórias e estórias interessantes das comunidades produtoras, incluindo geração de emprego, renda e autoestima do núcleo receptor. Muitas indicações destacam os aspectos geográficos, históricos, culturais, valorizando os saberes e fazeres das pessoas residentes nos locais das produções. É a demonstração da riqueza do Brasil transformada em diferenciais dos Destinos Turísticos, que pode e deve ser aplicada em todas as ações nos mercados emissores. Os mais diversos tipos de cafés, aguardentes, cacaus, chocolates, cerâmicas, espumantes, méis, doces, maçãs e  ervas-mates, são alguns dos produtos que foram expostos na Rua Coberta de Gramado. Além da exposição, foram realizadas palestras técnicas e motivadoras, no Palácio dos Festivais. Também, foram realizadas visitas técnicas  aos Parques Temáticos de Gramado e  Canela e ao Olivas de  Gramado . Sucesso total ! O Connection Terrois do Brasil, tornou-se  na maior vitrina para promoção dos produtores e produtos com territorialidade. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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