Mercado do Entretenimento, Lazer e Turismo

Abdon Barretto Filho – Economista, Mestre em Comunicação Social

O mercado é formado por pessoas físicas ou jurídicas que dividem necessidades similares realizando trocas capazes de atingirem os objetivos econômicos, sociais e culturais em relacionamentos tipo “ganha-ganha”. Existem infinitos estudos sobre os mais diversos tipos de mercados e as relações diretas com  a macro e com a micro economia de cada país. Nos casos dos segmentos do mercado do entretenimento, lazer e turismo, observa-se grandes mudanças, incluindo as preferências reveladas pelos consumidores multigeracionais. Na realidade, no século XXI, existem consumidores de várias gerações convivendo e compartilhando a oferta e  a demanda  dos mais diversos  tipos de bens e/ou serviços, nunca imaginados nos séculos anteriores. São influenciados pelos  avanços tecnológicos; globalização da economia;  desregulamentações das legislações locais e  a sustentabilidade do planeta. Entretanto, alguns conceitos precisam ser destacados para que os economistas, profissionais de marketing, empreendedores, empresários, gestores e  alguns políticos, entre outros profissionais, lembrem nos planejamentos e gestões adequados na atualidade. A “indústria do entretenimento e lazer “ combinada com o “ fenômeno turístico “ podem ser os  maiores responsáveis pelas  criações de manutenções de  empregos e rendas em todo o planeta e merecem ser considerados. Convém salientar que os conceitos de entretenimento e lazer devem ser lembrados por fazerem partes das atividades diárias de todos, reconhecendo as grandes diferenças culturais, econômicas e sociais existentes no Brasil. No caso do entretenimento e lazer podem ser classificados em três grupos: 1° Lazer diário: tempo utilizando os celulares participando das redes sociais; ouvindo músicas; assistindo tv; indo ao cinema; lendo jornais e  livros; etc.;2° Lazer semanal ou lazer de final de semana: Podem ser as  “ escapadinhas” fora do local de residência e/ou na  própria cidade: pequenas excursões; pescar; caminhadas; assistir shows, entre outras; 3° Lazer de final do ano: as esperadas férias que permitem viagens com estadias acima de 24 horas. Pode-se combinar as participações em eventos diversos unindo atividades profissionais com visitas pré e pós eventos. Logo, pode-se concluir, salvo melhor juízo, que todo turismo tem serviços de lazer, porém nem todo lazer é turismo. Em uma economia de mercado, quem manda é o cliente que exige o melhor aqui e agora de acordo com as suas disponibilidades de tempo e renda. É óbvio que para conquistar e manter clientes satisfeitos e encantados são indispensáveis identificações das  suas necessidades, seus valores, percepções e crenças. São trabalhos profissionais também no entretenimento, lazer e turismo. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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