Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social
Os eventos são criados e desenvolvidos por pessoas para compartilhamentos com outras pessoas. Qualquer pessoa pode criar um evento e/ou participar de algum evento do seu interesse pessoal ou profissional. Existem motivações diversas para realizações de eventos, geralmente, iniciados nas famílias, nas comunidades, fortalecendo a sociabilidade e os valores civilizatórios. Alguns são marcantes para o desenvolvimento familiar, a saber: os aniversários, os casamentos, os nascimentos e os falecimentos, quando integrantes da mesma família participam e compartilham emoções com outras famílias. Nos eventos profissionais, existem especialistas diversos desde das criações, passando pelas programações, estruturações e gestões. Nos eventos estão as pessoas que buscam outras pessoas para iniciarem ou completarem negociações ou, simplesmente, conhecerem ou reverem clientes ou potenciais clientes. Em essência, nas participações em eventos são destacadas a importância da comunicação interpessoal e as relações humanas. Mesmo com os avanços tecnológicos, existem eventos procurados em todo mundo para atendimentos profissionais pelas pessoas que buscam outras pessoas. Também, muitas vezes, são realizados os lançamentos de produtos nos eventos. Algumas cidades utilizam os eventos como diferenciais das suas ofertas (City Marketing) atraindo participantes interessados, turistas e investidores. É assim no mundo todo. Às vezes, o evento é criado por uma pessoa, com apoios familiares e profissionais trabalhando conjuntamente alcançando sucessos nas suas edições. É importante salientar que os eventos profissionais precisam de investimentos próprios dos seus criadores e de seus parceiros com expectativas para retornos dos capitais investidos. Com as participações de patrocinadores e os fluxos de visitantes, os eventos tornam-se referências. Além disso, alguns eventos recebem recursos públicos porque são geradores de empregos, rendas e impostos, além de contribuírem com a imagem do Destino. Existem relações diretas entre os sucessos dos eventos e os locais das suas realizações, valorizando a Marca da cidade e autoestima da população local. Algumas cidades captam eventos e outras compram eventos que são sucessos em outras cidades. É óbvio que é indispensável Política Pública com investidores e parceiros locais. Após as realizações dos eventos profissionais, alguns indicadores são utilizados nas avaliações, principalmente sobre os investimentos realizados e os retornos concretos identificados na Economia do Turismo, a saber: meios de transportes utilizados, hospedagens, alimentos e bebidas, entretenimentos, gerações de postos de trabalhos, rendas geradas, pagamentos de impostos, taxas e conhecimento disponibilizado para o núcleo receptor. São trabalhos profissionais. Saímos da emoção para a razão quando são realizadas as análises dos resultados pelas pessoas envolvidas: participantes, organizadores, patrocinadores e financiadores, determinando suas continuidades ou não. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São Reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.