E quando a oferta é maior que a demanda no mercado turístico ?

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

O mercado turístico, é formado pelas ofertas dos aspectos geográficos. históricos, culturais, combinadas com os  equipamentos e/ou serviços turísticos, colocados às disposições das demandas dos integrantes da cadeia produtiva. Os produtos turísticos delimitados capazes de atraírem visitantes  ( destinos, eventos, rotas. roteiros, parques temáticos, museus, entre outros)  são ofertados ao consumidor final e/ou aos integrantes dos sistemas de distribuições físicas e/ou digitais. De uma maneira geral, existem produtos turísticos diversificados capazes de atraírem visitantes com perfis diferentes, sempre querendo o melhor aqui e agora. Convém destacar a característica da  imobilidade de cada produto turístico, obrigando o deslocamento do consumidor para o consumo/experiência onde está sendo gerado. Naturalmente, os desafios são maiores porque envolvem os verbos transportar, visitar, alimentar, entreter, comprar e dormir. Além disso, depende da motivação, renda, tempo disponível e a decisão de comprar competindo com outras ofertas disponíveis. É um desafio constante e exige profissionais preparados para aplicações do marketing turístico adequado( alguns profissionais preferem  mercadologia turística). É óbvio que são  indispensáveis: o Diagnóstico e o Prognóstico. Algumas estratégias eficazes são apresentadas:1. Segmentação de Mercado e Personalização: Identificar o perfil do consumidor: Utilize dados de comportamento, preferências e demografia para segmentar o mercado e criar experiências personalizadas; Aposte em nichos do mercado.;2. Promoções e Pacotes Atrativos com descontos, estadias prolongadas ou experiências adicionais gratuitas (ex.: visitas guiadas ou atividades culturais);Trabalhe com parceiros (hotéis, restaurantes, operadores turísticos) para criar pacotes integrados e de valor;3. Aumentar a Visibilidade Online: Invista em comunicação digital: Campanhas nas redes sociais para  públicos específicos;4. Destaque a Autenticidade e Experiências Únicas Promova experiências culturais autênticas que não podem ser encontradas em outros destinos; Aposte em eventos locais: Festivais, feiras e celebrações podem atrair visitantes durante épocas de baixa procura;5. Flexibilidade e Confiança: Ofereça políticas de cancelamentos flexíveis;6Turismo Nacional e de Proximidade: Promova o destino para turistas nacionais ou dos países vizinhos, especialmente em períodos de baixa procura internacional;7. Parcerias e Colaborações: Colabore com companhias aéreas, agências de viagens e plataformas de reserva para ampliar o alcance da sua oferta;8. Estímulos Governamentais, se houver: Aproveite incentivos ou subsídios governamentais para reduzir custos e tornar os preços mais competitivos. Estas estratégias podem ser combinadas para atrair fluxos de visitantes de forma eficaz, com profissionais e investimentos adequados. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões .Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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