Conselho Municipal de Turismo pode ser protagonista

              Abdon Barretto Filho Economista e Mestre em Comunicação Social

A participação social é um dos princípios fundamentais para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. Os  Municípios Turísticos devem implantar: o Conselho, o Fórum e o Comitê de Turismo,  de acordo com as orientações da Política Nacional de Turismo. São organizados com os Gestores públicos, lideranças comunitárias, agentes da economia privada do comércio e serviços, gastronomia e hotelaria, guias, agências, artesãos, grupos culturais, instituições, terceiro setor, instituições de ensino. Quando os Municípios Turísticos conseguem fazer as implantações dos Conselhos, realizam Fóruns e Comitês  os resultados positivos são alcançados porque envolvem diálogos entre os diversos interessados nas buscas de objetivos comuns. Na realidade, o Conselho Municipal de Turismo é órgão da administração municipal de caráter consultivo e/ou deliberativo; conjuga esforços entre o poder público e a sociedade civil, assessorando o Município nas questões referentes ao desenvolvimento do turismo sustentável, seja em áreas rurais e/ou urbanos. Convém salientar que a gestão compartilhada entre os diversos participantes facilita a obtenção de recursos, investimentos e a expansão e desenvolvimento de novos negócios, incluindo empreendimentos, geradores de empregos e rendas. A partir Conselho Municipal de Turismo, o planejamento, a organização e as avaliações das ações são compartilhadas entre os setores públicos e privados, sempre na perspectiva da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Para iniciar o processo, às vezes, interrompidos com novas gestões municipais, os passos fundamentais são: 1. Diagnóstico participativo, identificando as conquistas e os desafios. Este diagnóstico deve envolver a comunidade local, especialistas e convidados, garantindo uma visão ampla e representativa; 2. Planejamento Estratégico,       com o Plano Municipal de Turismo Sustentável, que defina prioridades, metas e ações concretas. Este documento deve alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ) da ONU e incluir estratégias de preservação ambiental, valorização cultural e inclusão social; 3. Engajamento da Comunidade Local: garantir que a população local seja parte ativa do turismo sustentável, promovendo capacitação profissional e empreendedorismo, reforçando a identidade local e o sentido de pertencimento;4.Infraestrutura Sustentável, com mínimos impactos ambientais, incluindo a gestão eficiente de resíduos; transporte ecológico e incentivos para empreendimentos turísticos adotarem práticas sustentáveis;5.Parcerias Público-Privado (PPPs) para implantar projetos que agreguem valor e ampliem fluxos de visitantes;6.Monitorização e Promoção Responsável :criar indicadores para medir o impacto do turismo no Município. Além disso, promovendo o destino turístico de forma ética, destacando a preservação e o respeito às comunidades locais. É aconselhável utilizar o Marketing da Cidade ( City Marketing). Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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