Cinema, Economia e Turismo

Uma das estratégias para promoção e divulgação do Destino Turístico pode ser a utilização do Cinema como meio de comunicação especial, contribuindo no posicionamento frente ao mercado turístico. Algumas cidades já praticam e apoiam as inciativas que envolvem criações de roteiros e gravações de audiovisuais que possibilitem imagens e informações sobre os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das localidades. São  óbvias as seleções prévias e adaptações aos roteiros dos audiovisuais. A poderosa indústria cinematográfica pode ser uma grande aliada na criação e formação da imagem turística a partir de roteiros e produções capazes de atraírem visitantes. As adaptações de livros ou roteiros que contemplam determinados locais são reconhecidos como estimuladores de visitas em todo o mundo. Como sempre, os trabalhos exigem profissionalismo e dedicação a fim de atingir o objetivo. Com as novas tecnologias e as infinitas possibilidades de produções de audiovisuais, os investidores, produtores, diretores e artistas realizam filmes para as tradicionais salas de cinemas e para transmissões através de canais pagos em escala mundial. Os destinos turísticos que demonstram interesses pela promoção e divulgação através do audiovisual, implantam a Film Commision que é uma organização econômica sem fins lucrativos, seja municipal, estadual ou federal, que incentiva, facilita e apoia a produção audiovisual – cinematográfica, televisiva e publicitária- em locais públicos. A criação de uma Film Commission está vinculada à implantação de políticas para o desenvolvimento do turismo local e regional, favorecendo o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além de gerar empregos para artistas, técnicos e prestadores de serviços. Em primeira instância, deve estar vinculada ao Prefeito da Cidade que deve reconhecer sua importância, como política pública municipal, superando   o período do seu mandato. Na realidade, a Film Commision  é a responsável para centralizar e gerenciar a produção audiovisual na cidade, facilitando as gravações em espaços públicos, com suportes aos produtores, desde da seleção do local, passando pelo apoio logístico e buscando parcerias. Como resultados, observa-se os efeitos nos aumentos dos fluxos de visitantes aos locais  onde foram gravadas as cenas, em áreas urbanas ou rurais. O tema será abordado no Festuris Connection que vai oferecer de 11 a 13 de maio, em Gramado, um evento híbrido (presencial e virtual) com debates sobre o Cinema, Economia e Turismo. Será uma homenagem aos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, com o tema “Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens “. É importante destacar que existem metodologias e experiências mundiais com profissionais que realizam as combinações entre o marketing do destino (City Marketing), infraestrutura do local, o interesse da comunidade e dos seus líderes dos setores públicos e privados para entenderem os importantes movimentos das gravações. Infelizmente, as mudanças políticas, destroem algumas conquistas de governos anteriores, também no Cinema. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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