Você acorda pela manhã, ao ligar o radio ou ligar a TV ou ler um jornal tem o contato com anúncios de bens e/ou serviços. Alguns não despertam interesses e outros chamam sua atenção e lembram suas marcas preferidas. Um comercial de TV ou um comunicado sobre a importância de não dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas podem influenciar sua decisões. As placas nas estradas e/ou as placas nas avenidas e ruas, assim como a distribuição de folhetos também podem influenciar suas decisões de consumir. Ao retornar para casa, recebe correspondência com promoções de vendas e um telefonema solicitando resposta para uma pesquisa sobre determinada imagem de uma empresa. No seu trabalho e/ou escola/faculdade, mensagens eletrônicas são recebidas de fornecedores e consumidores,assim como informações eletrônicas, folhetos, jornais sobre as ações e campanhas institucionais ou promocionais. Discute temas utilizando as ferramentas das mídias sociais, opinando, apoiando, criticando. Enfim, mantém uma atitude crítica, reflexiva, seletiva sobre as mensagens recebidas e, às vezes, não entende como as mudanças estão sendo realizadas. Na realidade, todas essas situações estão envolvendo a ciência e arte do Marketing. A Marca é a presença do Marketing no mercado. A identificação visual , o slogan, a vinheta, o jingle, a experiência na “hora da verdade” do atendimento,o pós-vendas, são fundamentais para a Marca. Ser lembrado e preferido é um reconhecimento e aumento de responsabilidade para com os clientes, colaboradores, proprietários(acionistas/cotistas), fornecedores e a comunidade. Convém salientar que o conceito básico do Marketing criado pela American Marketing Association (A.M.A.) é “ o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.Com o devido tempo entre o lançamento e gestão compatível com o ciclo de vida do Produto, a Marca consegue espaços nas mentes e corações. Naturalmente, o Posicionamento contribui para não perder o foco e atingir os objetivos da organização. É interessante lembrar que Produto, nas Ciências Econômicas inclui bem (produto tangível) e/ou serviço (produto intangível). A Marca também ajuda a identificar qualquer pessoa jurídica no mercado, sem esquecer que toda pessoa física também tem nome e seu comportamento ajuda construir sua marca pessoal ou não nos seus relacionamentos. É interessante citar outra definição para o Marketing:“ são todas as ações no mercado que tenham como objetivo a captação e manutenção de clientes numa relação “ganha-ganha”, mais duradoura possível. Se possível, eterna.”Na realidade, a essência do Marketing é o desenvolvimento de trocas em que as pessoas físicas e jurídicas participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos.Na realidade, os avanços tecnológicos, a globalização da Economia, as desregulamentações de mercados, a sustentabilidade do Planeta, estão possibilitando inovações e agrupamentos de novos consumidores planetários É óbvio que a presença do Marketing é uma realidade para entender e atender as relações entre a oferta e a demanda de bens e/ou serviços. Logo, pode-se concluir, em primeira instância, a importância da Marca para atrair, inspirar, relacionar, selecionar e realizar trocas sustentáveis, onde o consumidor quer o melhor aqui e agora. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.