A  indicação geográfica no  Terrois do Brasil em Gramado

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

O Festuris Connection Terrois do Brasil acontece no período de 17 a 21 de maio em Gramado. As palestras e debates serão no Palácio dos Festivais, os estandes dos expositores com degustações e vendas dos produtos na Rua Coberta (Alameda Terrois e Arena Origem Brasil) e a rodada de negócios, no Recreio Gramadense.  É um evento que apresenta destaques do turismo enogastronômico, destacando as diferentes origens geográficas brasileiras. Convém salientar que o termo “terroir” (“ terruár”) refere-se às características únicas de um determinado local, incluindo solo, clima e outros fatores, que influenciam no cultivo de uvas e na produção de vinhos e outros produtos relacionados. Podem ser incluídos os diversos tipos de queijo, azeite, café, cacau, entre outros produtos. Com o desenvolvimento da produção local e as possibilidades de promoção e distribuição em escala mundial, as origens geográficas podem contribuir para a imagem e a singularidade de cada produto, aumentando o consumo e, por consequência, uma série de novos consumidores em diversos mercados. O Festuris Connection Terrois do Brasil oferece uma oportunidade para os participantes explorarem as diversas origens geográficas do Brasil e conhecerem produtores de vinhos, destilados, cervejas artesanais, azeites, queijos e outros alimentos típicos de diferentes regiões. O evento promove degustações, workshops, palestras, harmonizações e experiências sensoriais, proporcionando uma imersão nas riquezas gastronômicas e vitivinícolas do país. Entre os destaques do Festuris Connection Terrois do Brasil, estão:

  1. Degustações de vinhos: Os participantes têm a oportunidade de provar vinhos de diferentes regiões brasileiras, conhecer suas características distintas e aprender sobre os métodos de produção.
  2. Harmonizações gastronômicas: São oferecidas experiências de harmonização de vinhos e alimentos típicos de diferentes terroirs, destacando a diversidade da culinária brasileira.
  3. Palestras e workshops: Especialistas e produtores renomados compartilham seus conhecimentos sobre enologia, viticultura e gastronomia, proporcionando aprendizado e descobertas sobre os terroirs do Brasil.
  4. Exposição de produtos: O evento conta com a presença de produtores locais, que apresentam seus vinhos, destilados, cervejas artesanais, azeites, queijos e outros produtos relacionados às suas origens geográficas brasileiras.
  5. Relacionamento:  O Festuris Connection Terrois oferece uma oportunidade de relacionamento (networking), permitindo que profissionais da indústria de alimentos, bebidas e turismo estabeleçam contatos e parcerias.
  6. Rodada de negócios: Em parceria com o Sebrae RS, no Recreio Gramadense
  7. Visitas técnicas: Em Gramado, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Cambará do Sul.

Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais do Connection e esclarecimentos adicionais  com as equipes de profissionais da organizadora do evento Rossi & Zorzanello.

Estaremos participando e registrando destaques adicionais.

Abdon Barretto Filho

Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

Acompanhe as novidades