O FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, realizado no período de 03 a 6 de novembro de 2022, na Cidade de Gramado, é considerado um dos mais importantes eventos sobre Turismo no mundo. Tenho acompanhado eventos similares em outros países e observei que os Organizadores do Evento( Rossi & Zorzanello) estão fazendo história e projetando os nomes de Gramado, Rio Grande do Sul e do Brasil, no Cenário Mundial do Turismo e da Hospitalidade. Os reconhecimentos pelos equipamentos e serviços disponibilizados, com profissionalismo, competência, qualidade, inovação e hospitalidade, atenderam e encantaram os participantes, sejam eles como expositores e/ou visitantes. Nas palestras e mentorias, públicos qualificados de espectadores interessados nos temas. Particularmente, tive a grata surpresa no interesse dos participantes pela Mentoria inédita no Brasil sobre o City Marketing e Economia Criativa. Com as presenças dos jornalistas especializados e os influenciadores digitais, os temas estão sendo promovidos e divulgados, garantindo, também, boas experiências após o período da FESTURIS. Os bons eventos deixam bons legados. Além dos contatos profissionais, observou-se uma série de encontros que estavam suspensos com as restrições impostas pela Pandemia. Convém destacar alguns números que demonstram a importância do evento para a Economia do Turismo local e o Marketing do Turismo do Rio Grande Sul e do Brasil: ampliação para 24 mil metros quadrados com estandes atendendo mais de 2,5 mil marcas; 40 destinos turísticos nacionais e internacionais; 27 regiões turísticas gaúchas; novo espaço Food & Drinks com aromas e sabores, entre outras atrações inesquecíveis para os interessados em viagens, turismo, eventos, negócios e qualificação profissional do sistema turístico e da hospitalidade. Experiências, conteúdos e relacionamentos humanos. Foi uma demonstração que o segmento do Turismo está retornando ao cenário econômico como gerador de empregos, rendas, impostos e autoestima da comunidade gramadense. Parabéns para os organizadores e suas equipes com mais de 500 colaboradores, assim como todos vendedores e compradores interessados no fenômeno e no desenvolvimento da “indústria da felicidade “: o Turismo. O Festuris é um bom exemplo de planejamento, organização, gestão e controle com parcerias dos patrocinadores e participantes, com apoios indispensáveis de todos que querem o desenvolvimento do fenômeno no Brasil e no mundo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.