Marketing de Relacionamento Físico e Digital (“Figital”)

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação

O Marketing de Relacionamento (MR) tem evoluído e está exigindo novas estratégias, compreendendo  os avanços tecnológicos e os conflitos geracionais. É indispensável realizar o Diagnóstico da organização com ou sem fins lucrativos para identificar  as ameaças e as oportunidades capazes de impactarem  nas relações “ganha-ganha” com cada pessoa física e/ou pessoa jurídica que se pretende atingir. O básico do MR é planejar, organizar, dirigir e controlar as ações com clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores, comunidades e governos. Envolvem estratégias, táticas e operações respeitando as conquistas dos clientes, suas preferências reveladas e antecipando-se às suas necessidades futuras, antes que a concorrência o faça. Infelizmente, alguns gestores esquecem que é mais econômico  manter um cliente do que  captar um novo cliente. Muitos investimentos nas vendas, às vezes deslumbrados com as ilusões nas redes sociais e com reduzidos orçamentos para a fidelização do cliente. Ignoram análises dos dados sobre  histórico de consumo individual; faixa etária; suas preferências reveladas e as avaliações das  satisfações com os bens e/ou serviços adquiridos. As empresas centenárias já praticam os relacionamentos com seus públicos alvos. Evoluíram e atendem os relacionamentos com os seus clientes, verdadeiros donos dos negócios. Outras, desaparecem devido à miopia mercadológica que ignora as forças do mercado: oferta e demanda. O marketing de relacionamento, tanto no âmbito físico quanto digital (figital), foca em construir e manter conexões duradouras com os clientes, indo além da simples transação. A abordagem “Human to Human” (H2H) enfatiza que, na realidade, todas as interações são entre pessoas, independentemente do canal. Essa estratégia visa criar um vínculo emocional, gerar confiança e fidelidade, resultando em benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente. A tecnologia deve ser  limitada pela  opção do atendimento humanizado: ao comprar, utilizar e pagar. Será ?Respeitam-se todas opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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