Festuris: evento presencial e profissional

Abdon Barretto Filho – Economista Mestre em Comunicação Social

O 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, realizado entre 7 a 10 de novembro de 2024, em Gramado RS, cumpriu seu papel como um dos mais importantes eventos presenciais do setor no mundo. Por ser um evento corporativo( B2B- Business to Business)  com participações exclusivas de profissionais, conseguiu atender compradores e vendedores do competitivo mercado do turismo e da hospitalidade. Para os profissionais impactados pela pandemia e as enchentes no Rio Grande do Sul, o evento presencial permitiu encontros de amigos e parceiros afastados pelas variáveis incontroláveis. De uma maneira geral, as emoções foram destacadas nas conversas realizadas durante o evento presencial. Muitos negócios foram realizados e muitos  poderão ser concretizados. Observou-se que existem razões pelas quais os eventos presenciais continuam ter destaques e preferidos por muitos profissionais, a saber:1. Interação Humana e Proximidade: A presença física permite uma comunicação mais completa, onde expressões faciais, linguagem corporal e o tom de voz são facilmente interpretados, o que cria um ambiente mais confiável e empático. Esse tipo de interação favorece a criação de laços emocionais e aproxima as pessoas de uma maneira que o digital muitas vezes não consegue replicar;2. Relacionamento (Networking) e Oportunidades de Parcerias: Eventos presenciais proporcionam um ambiente natural para networking, onde as conversas podem fluir de forma mais descontraída e espontânea. Os participantes têm a oportunidade de conhecerem  potenciais parceiros de negócios, clientes, investidores ou colaboradores num cenário onde a confiança e a empatia podem ser estabelecidas rapidamente. Permite ainda que os participantes conheçam pessoas que talvez não encontrassem em um ambiente digital; 3. Experiência e Engajamento: Em eventos físicos, os participantes têm a chance de viver uma experiência completa, com todos os sentidos envolvidos: o ambiente, a decoração, os sons, as apresentações ao vivo. Esses elementos criam um envolvimento que gera memórias duradouras. Experiências físicas, como demonstrações de produtos e degustações, são mais envolventes, promovendo uma ligação emocional e uma lembrança mais forte;4. Troca de Conhecimento e Inspiração: Em eventos presenciais , os participantes podem ter discussões dinâmicas, partilhar experiências em tempo real e aprender com a troca direta de conhecimentos. A interação com palestrantes, especialistas e outros participantes permite que o aprendizado seja mais ativo e enriquecedor, além de oferecer novas perspectivas e ideias (insights ) que são muitas vezes inspiradoras;5. Construção e Reforço de Reputação: Para empresas e profissionais, a presença em eventos físicos oferece uma oportunidade para mostrar a sua marca, seus valores e seu trabalho. É uma maneira de fortalecer a reputação junto ao público-alvo, demonstrando compromisso, proximidade e confiança. Isso pode ser essencial para fortalecer a imagem no mercado e fidelizar clientes;6. Maior Envolvimento Emocional: As experiências presenciais tendem a criar um envolvimento emocional mais profundo. Quando as pessoas estão fisicamente presentes, são mais propensas a reter as informações e a criar memórias positivas, que fortalecem os laços com a marca ou o propósito do evento. Logo, salvo melhor juízo, a conclusão é estimuladora para buscar novos eventos presenciais. Embora os eventos digitais e híbridos tenham suas vantagens em alcance e flexibilidade, os eventos presenciais são inestimáveis para o desenvolvimento de relacionamentos autênticos, confiança e para um engajamento mais profundo. A vida está voltando ao normal. Com eventos presenciais, de humanos para os humanos, utilizando a tecnologia como meio para aproximar pessoas, a relação “ganha-ganha” se concretiza e as esperanças de dias melhores virão. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Picture of Abdon Barretto Filho

Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

Acompanhe as novidades