As contribuições do City Marketing no desenvolvimento local

    Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

City marketing, ou marketing de cidades, é uma estratégia utilizada por cidades e municípios para promover e melhorar sua imagem e atratividade, para os visitantes, sejam  turistas de lazer, turistas de eventos e  para investidores, sem esquecer dos residentes. Convém destacar que a cidade é boa para visitar se for boa para habitar. O objetivo do city marketing é posicionar a cidade de maneira positiva no mercado, destacando suas qualidades e diferenciais, a fim de atrair mais visitantes, estimular o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Ao atrair visitantes, espera-se que sejam  injetados e distribuídos recursos financeiros nos consumos dos bens e /ou serviços locais. É dinheiro novo na economia da cidade que pode contribuir na geração de emprego, renda e impostos. Os consumos dos visitantes são importantes contribuições para melhorar as receitas públicas e privadas e, através do planejamento, organização, gestão e controle, alcançando a sustentabilidade econômica, cultural e social, incluindo a melhoria da autoestima da população. O city marketing pode contribuir para que o ecossistema econômico de uma cidade consiga atingir melhores resultados. O ideal é a união das políticas públicas, através de programas e projetos sejam direcionados em conjunto com as iniciativas privadas seguindo a sequência lógica. Em primeira instância, identificando-se os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e/ou serviços que possam atrair visitantes. Em sequência, a qualificação no bom atendimento. É fundamental a melhoria contínua da infraestrutura urbana, como transporte, segurança, sinalização, limpeza e outros serviços públicos, tornando  a cidade mais atraente e funcional. Em continuação, ações comunicacionais desde do posicionamento da cidade com uma marca que possa ser aceita e reconhecida pelos visitantes e habitantes, utilizando-se de elementos visuais, entre outros, capazes de criarem e fortalecerem a identidade da cidade. Naturalmente, os gestores de bens e/ou serviços acompanham e fortalecem a  imagem turística,  realizando e/ou acompanhando campanhas mercadológicas  integradas promovendo e valorizando os atrativos turísticos, rotas, roteiros e os eventos capazes de atraírem visitantes. As organizações comunitárias e outras entidades, podem contribuir com suas manifestações culturais e folclóricas atendendo os habitantes e os visitantes, promovendo o desenvolvimento econômico e social, incluindo a  identidade cívica e autoestima. Para completar, as análises estatísticas sobre os fluxos de visitantes, ocupações hoteleiros, impostos municipais, empregos diretos e indiretos e a qualidade de vida do habitante podem sinalizar se os objetivos foram alcançados e a retroalimentação do ecossistema do fenômeno turístico. São trabalhos profissionais com investimentos públicos e privados que merecem continuações, sem interferências de neófitos e políticos equivocados que aparecem e desaparecem a cada governo. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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