Durante a visita à uma cidade, os passeios turísticos podem ser realizados através de caminhadas e/ou utilizando-se de meios de transportes disponíveis. Algumas cidades possuem serviços regulares de Ônibus de Turismo que transportam os participantes para as visitas aos atrativos turísticos. É o famoso “City Tour “(Passeio pela Cidade) que pode ser panorâmico, sem paradas nos atrativos ou com paradas programadas para entradas nos Museus, Parques Temáticos, Centros de Artesanatos, Centros Comerciais e para os registros audiovisuais. Algumas cidades ofertam os passeios de Barcos de Turismo sendo um grande diferencial para todos que querem ter uma visão diferenciada dos aspectos geográficos combinando com almoços, jantares e shows à bordo. Os passeios de Barcos de Turismo mais famosos do mundo e que são referências para o setor são realizados em Paris, líder mundial do Turismo Receptivo. Pode-se citar a total integração entre o setor de Turismo local que permite, por exemplo, combinar os serviços de buscar no hotel em ônibus menores até o ônibus maior para realizar o passeio noturno panorâmico (Paris by Night) e em continuação embarque no barco para navegação do Rio Sena culminando em um jantar festivo na famosa casa noturna Lido, do outro lado do Rio. Ao fim do espetáculo, retornos aos hotéis. São experiências inesquecíveis. Pode-se citar outras opções existentes em Barcelona, Lisboa, Roma, Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Gramado/Canela, entre outras cidades que entendem e praticam a Gestão profissional dos passeios, incluindo o Calendário Promocional dos “Dias Azuis“ e o pré ou pós eventos, sem esquecer os incentivos aos passeios educacionais com alunos visando a sensibilização do Turismo na comunidade. Existem outras possibilidades que podem ser destacadas com muita criatividade, envolvendo barcos, ônibus, vans e até antigos bondes com restaurante à bordo, como exemplo disponibilizado em Turim, a TecnoCity da Itália. Na realidade, o fenômeno turístico permite infinitas combinações entre seus aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos, serviços turísticos e dependem de fluxos de visitantes. Se não houver visitante interessado, se não houver cliente, como toda atividade econômica, o serviço é interrompido. A Gestão das Operações e as profissionais estratégias de Comunicação e Marketing podem reduzir as incertezas e garantir vida longa para os serviços disponibilizados. O Marketing Turístico destaca que, além da precificação, promoção integrada, os canais de distribuição/comercialização devem ser adequados para colocar o produto certo, na hora certa, no preço certo, no ponto de venda certo para a pessoa certa, diretamente ou indiretamente através do sistema turístico. São serviços desafiadores e indispensáveis. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.