Qual o posicionamento  da Prefeitura do Município Turístico ?

     Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

Geralmente, após as eleições municipais são definidos os responsáveis pelas criações ou manutenções das  Política Públicas para o desenvolvimento  do  Turismo Receptivo. Alguns Municípios já aprenderam que o tema é relevante e realizam diagnósticos sobre os resultados alcançados, destacando as ações e as omissões. Quando o turismo é relevante para a economia local, os indicadores são confirmados pelas taxas das ocupações hoteleiras; fluxos de visitantes de lazer; visitantes participantes em eventos; acréscimos dos impostos e taxas; empregados na cadeia produtiva;  investidores  e autoestima da população. Reconhecem a sazonalidade e a inconstância da demanda e avaliam a estrutura da oferta turística. Evitam o amadorismo e as barganhas políticas colocando nos cargos e funções públicas profissionais comprometidos e com informações qualificadas sobre o fenômeno turístico. Naturalmente, os orçamentos são ampliados, com gestores profissionais e parcerias públicas e privadas.  Os maiores riscos são nomeações políticas que utilizam o setor para visibilidade visando  próximas eleições. Também, existem exemplos de incompetências que prejudicam os trabalhos.   Outros Municípios, ignoram as conquistar, os estudos e as pesquisas realizadas  e recomeçam com as ideias  de neófitos inexperientes. Também, existem Municípios que não acreditam no turismo receptivo. Não pode ser esquecido que uma série de Municípios não possuem Políticas Públicas para o Turismo Receptivo. Na realidade, as opções sobre investimentos no desenvolvimento do fenômeno turístico  dependem do posicionamento do Município, representado pela gestão eleita.  Nos estudos sobre  Municípios Turísticos são confirmados que as Políticas Públicas devem ser realizadas para períodos superiores aos mandatos dos eleitos ou continuações das conquistas  anteriores. É necessária a continuidade na estruturação da oferta; na qualificação dos serviços turísticos; na promoção do destino turístico; no apoio à comercialização e na avaliação da série de resultados. Convém salientar que nos Municípios Turísticos observa-se as seguintes conquistas:1. Decisão do Prefeito; 2. Definição órgão municipal responsável pela gestão do turismo;3.Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, atualizando sua composição;4. Estabelecer ou atualizar o Plano Municipal de Turismo; 5. Criar um Fundo Municipal de Turismo com os impostos e taxas da cadeia produtiva e para receber verbas de outras fontes; 6.Aplicar conhecimentos do Marketing das Cidades ( City Marketing) para atrair visitantes de lazer, participantes de eventos e investidores; 7. Reconhecer a transversalidade do Turismo com as outras áreas da gestão pública.  Assim, o  Município pode alcançar melhores resultados, criando um ambiente agradável para o visitante contribuindo com a  melhoria da qualidade de vida da população. A cidade é boa para visitar se for boa para morar. Não tem mágica ou discurso vazio. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

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