Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social
Existem pessoas vivendo mais e com melhores condições sociais, culturais e econômicas que permitem realizar viagens. Assim como existem profissionais com 90, 80, 70,60,50, 40 anos que trabalham nos equipamentos e serviços do turismo e da hospitalidade. São integrantes de 4 gerações, a saber: Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (1965-1980), Millennials / Geração Y (1981-1996), Geração Z (1997-2012), Geração Alpha (a partir de 2012), em desenvolvimento. Convém salientar que o tempo de duração de uma geração pode variar entre 20 a 30 anos. É o tempo médio que leva para os bebês nascerem, crescerem, se tornarem adultos e começarem a ter filhos. Com os avanços tecnológicos e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração possa ter diminuído para 10 anos e a proposta está gerando debates. Convém destacar que uma geração é formada por pessoas que nasceram e viveram em um determinado período de tempo, influenciadas por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade. Cada geração possui características únicas que estão diretamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores. No fenômeno turístico, incluindo a oferta e a demanda de bens e/ou serviços, observa-se que as presenças de profissionais com idades diversas conseguem trabalhar conjuntamente e em harmonia na qualificação. Ganham todos com as presenças dos profissionais com idades diversas, principalmente nas agências de viagens, meios de hospedagens, organizadores de eventos, promotores, restaurantes, nos parques temáticos, guias de turismo, entre outras. Na realidade, os mais experientes são mais procurados e valorizados quando as empresas querem oferecer serviços personalizados e mais atenciosos. É óbvio que as presenças dos jovens devem ser consideradas para atendimentos adequados. Tudo começa no posicionamento da empresa e da demanda que pretendem atender, incluindo individuais ou grupos diversos. Portanto, entender e atender as gerações podem ser importantes nos sucessos e fracassos das estratégias comerciais. Nos principais destinos turísticos do mundo, os diagnósticos e prognósticos das ofertas turísticas estão sendo relevantes para os relacionamentos saudáveis e rentáveis. No marketing e nas vendas, deve-se evitar os choques geracionais, analisando as decisões para comprar, usufruir e pagar, indispensáveis em cada gestão profissional. Observa-se menos viajantes com mochilas e mais viajantes em famílias. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.