MOTIVAÇÕES PARA O SUCESSO

 Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

Durante o exercício da minha vida profissional identifiquei que as motivações para o sucesso podem ser encontradas nos ambientes que se vive. Inicialmente, no núcleo familiar e, em sequência, na preparação acadêmica, continuando nas interações dos grupos de amigos e parceiros. Logo, salvo melhor juízo, as motivações para o sucesso podem ser identificadas a partir das orientações  familiares, acadêmicas e profissionais. Durante muitos anos, observei e acompanhei uma série de alunos e amigos sonhadores. Alguns, continuam sonhando até hoje. Outros, encontraram caminhos e realizaram seus sonhos com ajudas dos familiares e de alguns amigos. Destaco a importância do empreendedorismo por necessidade ou não, facilmente identificado na Economia de Mercado. Os limites do mercado determinam os fins dos sonhos. Entretanto, existem pessoas que superam limites e criam mercados, gerando novos negócios e novas oportunidades pessoais gerando empregos e rendas para outras pessoas. Existem pesquisas diversas  afirmando que  as motivações são fundamentais. Sonhar com novas possibilidades estimula a criatividade e possibilita a inovação, quando a usabilidade é confirmada. É muito importante reconhecer que os bens e/ou serviços criativos serão inovadores quando existirem demandas. Lembrei dos ensinamentos do Walt Disney sobre o tema: ”Todos os nossos sonhos poderão tornar realidade se houver a coragem de querer realizá-los”, afirmou ele. “ E a forma de começar é parar de falar e começar a fazer.“ Destacou ainda que existem quatro Cs para tornar sonhos em realidades: curiosidade, coragem, confiança e constância. Destaca que o mais importante é a confiança. “Quando acreditar em algo, acredite com todas as suas forças”. O criador do Grupo Disney destacou em suas entrevistas o papel do seu irmão como Gestor dos Negócios. É necessário ter a pessoa que paga a conta da luz para o criativo brilhar. É o gestor que transforma a criatividade em realidade, e garante que a realidade se torne, de fato, em resultados duradouros,  e não uma luz temporária e/ou explosão do ego criativo. Portanto, nas novas gerações com alguns “nem-nem”( que não estudam e não trabalham) vivem nos sonhos juvenis imaginando o que  mundo pode ser conquistado sem o planejamento, organização, execução e controle de cada atividade acadêmica e/ou profissional. Ideal é buscar parcerias adequadas. Convém salientar que o sucesso vem antes do trabalho apenas nos dicionários. Criar e trabalhar na busca do objetivo é fundamental., inclusive na Política e na  Economia, incluindo a Hospitalidade e o Turismo. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrarias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

.

Picture of Abdon Barretto Filho

Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

Acompanhe as novidades