FIGITAL NO MARKETING DE RELACIONAMENTO REAL

Abdon Barretto Filho  – Economista e Mestre em Comunicação Real

Os avanços tecnológicos surpreendem com substituições dos trabalhos humanos por sistemas operacionais e máquinas inteligentes. O mundo está mudando  velozmente, inclusive os relacionamentos humanos. Nunca houve tantas gerações diferentes convivendo e trabalhando juntos. Antes da internet, o conhecimento estava concentrado com os mais velhos e mais experientes. Atualmente, o conhecimento está disponível na rede mundial dos computadores com formatos bem mais atrativos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os impactos nas famílias, nas escolas, nos trabalhos são imensos. Os relacionamentos entre idosos com idosos, jovens com  jovens, idosos com jovens e vice-versa acontecem naturalmente através das trocas das mensagens instantâneas. Logo, as oportunidades e as ameaças são imensas. Entretanto,  para que sejam bem aproveitadas são necessárias boas gestões dos envolvidos, com vantagens para idosos com suas experiências adquiridas durante suas vidas, incluindo o respeito, a ética e os bons costumes. No Marketing de Relacionamento o figital (físico e digital)  busca a parceria com o cliente  que além de ser consumidor é vendedor, indicando novos clientes e negócios, que só ocorre quando ele é fiel à série de bens e/ou serviços oferecidos. Isso significa identificar como o cliente/consumidor pensa, como ele quer, para quando ele quer  e onde ele quer  receber o bem e/ou serviços, seja no presencial ou virtual. É o desafio da  economia de mercado com produtores e consumidores disputando espaços físicos e digitais no presente, influenciados pelas variáveis incontroláveis, onde a tecnologia, variações climáticas e a economia podem destruir seus negócios ou sua linha de produtos.  Assim caminha a humanidade até a provável fusão entre o ser humano e alguma nova descoberta que possa melhorar e aumentar o tempo da  vida humana. As pesquisas estão apresentando  novos remédios, tratamentos, procedimentos cirúrgicos, implantes e utilizações das inteligências artificiais podem gerar um novo ser híbrido ( homem+máquina ), mantendo seus valores, suas crenças e suas opções de relacionamentos. Enquanto isso não vem, observa-se a necessidade de melhoria contínua entre as pessoas, inclusive utilizando os meios digitais, para atingirem relacionamentos ideais entre pessoais físicas e jurídicas, sem vencedores e vencidos, apenas relacionamentos “ganha-ganha” capazes de gerarem momentos satisfatórios  e a felicidade almejada. É o modelo ideal. Será uma nova utopia ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

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Economista e Mestre em Comunicação Social.

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