Festuris Gramado aumenta espaço para o Turismo Receptivo

      Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

Entre 7 e 10 de novembro, completando a sua 36ª. Edição,  será realizado a Festuris- Feira Internacional de  Turismo em Gramado. É um dos mais importantes eventos turísticos do calendário mundial  que tem recebido elogios pela organização e um palco de debates de temas relevantes da atualidade e com uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Além disso, mais de 2.500 marcas devem participar. O grande destaque é a ampliação do espaço exclusivo para a promoção do Turismo Receptivo do Rio Grande do Sul possibilitando que as Regiões Turísticas  e seus Municípios Turísticos possam apresentar seus atrativos, equipamentos e serviços turísticos nos 2,5 mil metros quadrados, no Sierra Park, em Gramado.  Será uma excelente oportunidade para acompanhamento da série de ações no desenvolvimento sustentável do turismo receptivo, incluindo os destinos, eventos, rotas, roteiros, equipamentos e serviços disponíveis. Muitos Municípios Turísticos estão recuperando suas ofertas após as enchentes e alguns já conseguem atender visitantes. Outros, estão acelerando os investimentos visando a temporada Verão 2024/2025. Ainda existem Municípios Turísticos que necessitam de mais investimentos na infraestrutura e, com certeza, voltarão aos atendimentos dos fluxos de visitantes, em 2025. Entretanto, de uma maneira geral,  a promoção é fundamental para revitalizar e  buscar alternativas para fortalecimento do segmento turístico em que atuam. A iniciativa inédita também pode apoiar a comercialização indispensável para atender novos mercados nacionais e internacionais. Convém salientar que o evento é dirigido às negociações entre empresas  e é considerado de grande efetividade de negócios entre os envolvidos. Tenho acompanhado e participado do evento desde sua criação e cada ano observa-se a melhoria contínua na sua realização. Durante o evento, os profissionais vinculados às mais diversas atividades do fenômeno turístico podem rever amigos e parceiros, valorizando as conversas e trocas de informações presenciais. Nada substitui o evento presencial, principalmente no turismo e na hospitalidade. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Picture of Abdon Barretto Filho

Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social. Especializado em Economia, Comunicação e Marketing aplicados às Cidades ( City Marketing),Empresas e Entidades, destacando-se Eventos, Hotelaria, Hospitalidade e o Turismo. Consultor, Conferencista, Conselheiro, Diretor, Escritor, Colaborador em Veículos de Comunicação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social.

Acompanhe as novidades