Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social
Na estruturação da Oferta Turística, combinando os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços, os planejadores, organizadores e operadores reconhecem que os museus podem atrair visitantes. É óbvio que a atratividade de cada museu deve ser destacada e com posicionamento adequado ao público alvo. Além disso, com acervos capazes de atraírem visitantes e, quando possível, exposições temporárias, eventos diversos, sempre com Gestão profissional. Existem excelente exemplos em todo o mundo, as vezes vinculando o museu ao destino turístico. Quanto maior for o desenvolvimento da cidade, mais museus são destacados. A preservação a e valorização da memória cultural e as origens da formação da cidade e da região sempre emocionam. A riqueza cultural, antropológica e sociológica valorizam as conquistas civilizatórias. Geralmente, quando se viaja ao exterior, as visitas aos museus são programadas No Brasil, com natureza exuberando e o predomínio do Turismo de Lazer com ênfase no Sol e Praia, existem museus que atraem visitantes dos mais diversos níveis sociais e culturais. No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, alguns museus contribuem no City Marketing, destacando-se o Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, considerado como a única atração cinco estrelas da capital dos gaúchos. Existem outros Museus com seus acervos artísticos e programações culturais que atraem visitantes e estão inseridos na comunidade com excelentes trabalhos dos gestores e curadores. Na Serra Gaúcha, uma série de Museus com opções qualificadas para toda a família, combinando cultura, entretenimento, lazer e gastronomia, principalmente Gramado e Canela. Recentemente, identificamos o Museu do Caminhão ( Americano Old Trucks), único no Brasil e o maior aberto na América Latina, localizado na rodovia para a Cascata do Caracol, em Canela, Município que além da beleza natural possui uma série de Parques Temáticos com padrões internacionais. Nos 497 Municípios do Rio Grande do Sul, devem existir Museus que precisam ser incorporados às Políticas Publicas do Desenvolvimento Turístico, elaborando calendários de exposições, definindo horários de aberturas, sistemas de segurança, atualizações dos seus acervos e divulgação na cidade e nos roteiros turísticos. Em algumas cidades, os museus funcionam porque abnegados realizam trabalhos voluntários, sem apoios e sem receitas. Naturalmente, existem museus em funcionamento em muitos Municípios e que precisam de uma divulgação maior para atraírem mais visitantes. O posicionamento no mercado é fundamental com Gestão profissional. É uma questão de Marketing Turístico. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias, São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso