Sobre o Abdon

Conheça um pouco mais da sua trajetória

Palestrante, Consultor, Escritor, Professor,Gestor de empresas e entidades, ministrou disciplinas e realiza palestras em Economia, Comunicação, Marketing, Hotelaria e Turismo, participou de projetos de desenvolvimento econômico e social, principalmente no Turismo, na Bahia e no Rio Grande do Sul, onde está radicado desde 1983.

Economista pela UFBA, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, onde exerceu a função de Professor Assistente durante o período de 1996 a 2019, ministrando as seguintes disciplinas: Fundamentos da Economia, Economia do Turismo, Empreendedorismo e Novos Negócios, Marketing de Relacionamento, Marketing de Serviços, Marketing Turístico, Marketing Hoteleiro, Marketing de Serviços de Hospitalidade, Ética Empresarial e orientações de trabalhos de conclusões de cursos de Administração, Hotelaria e Turismo. Tem realizado Cursos de aperfeiçoamento e participado de eventos profissionais no Brasil e no Exterior, destacando-se, nos últimos cinco anos:

Madri,Valência, Paris, Lisboa, Lima, Buenos Aires,Montevidéu, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, entre outras.

É o Presidente da ABF – Comunicação & Marketing, com ações no Turismo Receptivo no Rio Grande do Sul, comentarista do Programa Pelos Caminhos do Rio Grande, apresentado aos sábados, das 11 às 12 hs, na Gramada FM 87,5 , nas plataformas  e podcasts, colaborador em jornais, revistas,portais,sites e blogs.

Livros e textos publicados

Com centenas da artigos e entrevistas  publicados em diversos veculos de comunicação, principalmente no Rio Grande do Sul, destacando-se Correio do Povo, Jornal do Comércio, Diário de Santa Maria e os portais www.coreconrs.org.br, www.cidadedegramadoonline.com.br, www.peloscaminhosdoriogrande.com.br, www.paralelo29.com.br, www.panorama.com.br e o site oficial www.abdonbarrettofilho.com.br 

Foi o criador da Teoria dos Sete Pês do Marketing Turístico, lançado em 1999 através do livro “ Marketing Turístico” , Sebrae-RS, sendo o primeiro livro eletrônico (e-book) do Brasil sobre o tema  através da tecnologia aplicada da I4All, Consulatio e o autor, lançado em 2000.

Participou do Livro “ Turismo Urbano”, São Paulo: Ed. Contexto,2001,com o capítulo Marketing Turístico para o Espaço Urbano: comentários acadêmicos e profissionais, integrando, também, o Livro “ Turismo Urbano, Cidades, sites de excitação turística”, Porto Alegre: Edição dos Autores,1999.

Publicou os livros “Economia & Turismo – Pense Nisso” , Santa Maria-RS: Ed. Palotti, 2009, e “ Marketing & Turismo – Pensem Nisso “, Santa Maria-RS: Ed. Rio das Letras, 2013

Participou do livro “Turismo é com agente – 60anos de viagens com a ABAV -RS “/vários autores, com o texto “Turismo Paleontológico: rural e urbano”. Porto Alegre: Casamundi,2021

Introduziu o conceito de City Marketing – Gestão do Destino Turístico, em Cursos e Palestras no Brasil.

Participou da criação e implantação do primeiro e-hotel do Brasil (2001), unindo tecnologia e atendimento humano, criando o modelo do meio de hospedagem do terceiro milênio.

Veja também